Outdoor insinua que gravidez atrapalha a mulher de ser bem-sucedida

Outdoor insinua que gravidez atrapalha a mulher de ser bem-sucedida

Um outdoor divulgado pelo Departamento de Saúde do Condado de Sanilac em Michigan, foi extensamente criticado por militantes pró-vidas por sua mensagem sexista e descapacitante. A imagem do outdoor mostra uma mulher grávida que cobre sua face com ambas as mãos, aparentemente chorando, justapostos com uma mulher loira que se exibe com uma beca de formatura, braços cruzados e olhar confiante. O texto diz “você pode escolher isso,” ao lado da mulher chorando, e ao lado da graduanda “… ou isto. Assuma o controle de seu futuro”, insinuando que uma mulher jovem não pode estudar e ser mãe ao mesmo tempo.

A mensagem ofensiva foi denunciada por milhares de mulheres no Facebook. “Parece que eles estão dizendo às mulheres que elas precisam escolher entre serem mãe ou serem bem sucedidas!”, disse o site Protect Life Michigan em sua página no Facebook.

Nos comentários de seu post no Facebook, a página Protect Life Michigan sugeriu às seguidoras mulheres postarem suas fotos de formatura com seus filhos.

Com o repúdio popular pelo outdoor, o Departamento de Saúde do Condado de Sanilac, postou em sua página no Facebook uma resposta ao clamor pró-vida. Leia-se o seguinte em tradução livre:

“O Departamento de Saúde do Condado de Sanilac gostaria de agradecer as manifestações em resposta a um outdoor que foi recentemente exibido em nosso condado. Em primeiro lugar, agradecemos aos muitos membros de nossa comunidade que nos contataram com indignação pela mensagem que é repassada no outdoor. Reconhecemos, e pedimos desculpas, nossa intenção original com o outdoor não foi corretamente repassada aos cidadãos. Acreditamos no fortalecimento da saúde e bem-estar de todos os membros da comunidade; mulheres, crianças e homens, este outdoor não retratou com precisão a nossa mensagem. Por favor, aceitem nossas desculpas e saibam que o outdoor será o mais rápido possível.”

Em setembro, um anúncio semelhante foi veiculado no Reino Unido com o objetivo de promover a contracepção para adolescentes grávidas. O anúncio implicava que a maternidade tornava a mulher pouco atraente e que a gravidez arruinava a vida feminina. O mal intencionado cartaz de Michigan destaca as mentiras que são contadas às mulheres que passam por gravidezes não planejadas, principalmente que elas não são fortes o suficiente para fazer o que muitas mulheres fizeram antes delas – isto é, tanto para alcançar seus objetivos acadêmicos, quanto para criar um filho. É uma mentira projetada para encher os bolsos dos empresários da máfia abortista.

Organizações pró-vida estão usando meios de evitarem o aborto com propagandas que confundem e promovem o verdadeiro empoderamento feminino. Por exemplo, a organização New Wave Feminists, têm um cartão que diz: “Você tem isso dentro de você. Muitas pessoas provavelmente estão dizendo o que você não pode fazer agora. Elas que se danem. Estamos aqui para lhe dizer o que você pode fazer. Você pode ter essa criança e terminar os estudos. Você pode ficar grávida e ainda ser bem sucedida. Você é forte o suficiente para fazer tudo isso sozinha, se necessário. Há uma nova vida dentro de você agora. E você é a única que pode salvá-la. Você consegue fazer isso. E estamos aqui para ajudar. Seja uma heroína. Salve a vida de seu filho.”